teologia do antigo testamento
O modo de Deus operar, se descobre ao desdobrar do começo ao fim do Antigo Testamento, que inclui o Seu relacionamento e revelação com ensinamentos participativos o qual nos mostra Sua natureza e Graça, sendo assim, a primeira palavra de benção promessa da parte de Deus na criação foi seguida por aquela palavra embrionária no Éden, dada à descendência da mulher: sempre haveria uma descendência vitoriosa contra os ataques de satanás.
Deus falou, revelando a verdade e preservando de erros a os autores humanos, sem violar sua personalidade. Por outro lado, os homens falaram utilizando livremente suas faculdades, sem distorcer a mensagem divina.
Suas palavras eram verdadeiramente suas. Pero também eram ( e o são ainda) palavra de Deus, de modo que o que diz o Antigo Testamento o fez Deus.
A CRIAÇÃO
O mundo e sua criação começaram através da palavra divina de um Deus pessoal que se comunica. Dez vezes, o texto reitera esta declaração introdutória: “ E disse Deus ” Gn.1:3,6,9,11,14,20,24,26,29;2:18.
A criação, portanto, é segundo a descrição, o resultado da palavra dinâmica de Deus. Esta afirmação teológica aparece mais tarde:
“ Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exercito deles pelo sopro da sua boca.
Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.”
Salmos 33:6,9
A criação através da palavra, no entanto, enfatizava alguma coisa mais do que o método. Ressaltava, outrossim, que a criação estava de acordo com o conhecimento prévio que Deus tinha do mundo, pois falou aquilo que já havia pensado e planejado.
Deus iniciou o processo da criação a partir de nada mais do que a Sua própria palavra. (He.11:3)
A BENÇÃO
A palavra da criação foi seguida por uma palavra de benção. Por ela, todas as criaturas do mar e do ar foram dotadas com capacidades reprodutivas e incumbidas de uma missão divina:
E Deus os abençoou, dizendo:
“ Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na