Teologia do Antigo Testamento
ANTIGO TESTAMEN-TO
I. A ORIGEM DE ISRAEL E DE SUA FÉ
A Teologia do Antigo Testamento é o estudo dos atribu-tos de Deus e o propósito das suas atividades na história e na vida do povo de Israel, de acordo com a doutrina da revelação divina nos livros sagrados deste povo. Sendo assim, o estudo da origem de Israel e de sua religião é o ponto de partida para a compreensão desse ramo da Teologia.
À luz da História, da Arqueologia e das Línguas antigas, descobriram-se que várias nações surgiram no Oriente Próxi-mo, deixando elementos permanentes da sua cultura na vida dos povos subseqüentes, antes do povo Hebreu aparecer. As civilizações e as literaturas desenvolvidas pelos antigos sume-rianos, acadianos e egípcios exerceram influências culturais nos povos sucessivos destas terras.
Os Hebreus tiveram origem no meio de sociedades de-senvolvidas, e herdaram elementos da cultura dos povos con-temporâneos. Em todas as épocas da sua história o povo de Israel participou da cultura dos vizinhos e até dos conquistadores. Com exceção do período de Davi e Salomão, os israelitas eram relativamente fracos entre as nações poderosas nos períodos sucessivos da sua história e, na maior parte desse tempo, ficaram sujeitos a outras nações. No período de mais de mil anos, Israel viu o levantamento e a queda de nações poderosas, enquanto Israel mesmo permaneceu relativamente fraco.
Assim Israel nasceu no ambiente histórico de três mil a-nos de civilização. As nações antigas haviam desenvolvido suas culturas, produzido vasta literatura. Tinham progredido das formas primitivas de culto (como o animismo) ao polite-ísmo. Foi no ambiente de politeísmo que a religião de Israel teve sua origem. Sob a orientação de Moisés, como o profeta de Yahweh ou Javé, a fé de Israel representa um rompimento definitivo com o politeísmo.
Javé havia aparecido primeiramente a Abraão e se revelado como o El Shaddai, Todo-Poderoso,