fisiologia vegetal
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS-ICB
DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL
Prof. GILBERTO DIAS ALVES
DISCENTE: MAURÍCIO CARLOS PONCIANO BOMFIM
ESTUDO DIRIGIDO
1°) Qual a relação entre textura do solo e a água?
R- A textura do solo adquire importância nas relações solo-água-planta por interferir na infiltração, na evaporação e no suprimento de nutrientes. A textura pode dar uma ideia a respeito da quantidade de água a ser armazenada no solo.
Solos com partículas grosseiras, apresentam ótimas propriedades quanto à permeabilidade e arejamento assim como baixa capacidade de retenção de água.
Solos com partículas finas apresentam boa ou satisfatória capacidade de retenção de água, a permeabilidade e o arejamento são reduzidos, prejudicando, o desenvolvimento das plantas.
2°) Qual a diferença entre Coesão e Adesão?
R- Adesão é o ato de aderirem-se uns aos outros diferentes materiais ou objetos. Enquanto que Coesão é a atração mútua entre moléculas de uma mesma substância.
3°) O que entendes por potencial de água?
R- É uma soma algébrica do potencial de solutos e do potencial de pressão. Uma energia potencial hídrica.
4°) Como se determina o ponto de Murcha Permanente?
R- Quando o potencial hídrico da planta é maior do que o do solo.
5°) Como se determina a água disponível de um solo?
R- Espaços livres conferidos pelos poros do solo, permitem que a água (da chuva ou irrigação) seja armazenada em uma certa proporção que varia de acordo com a proporção entre macroporos e microporos, isto é, quanto maior for a quantidade de microporos maior vai ser a capacidade deste solo em armazenar água sem que haja perdas por gravidade e vice-versa.
Desta capacidade total de armazenamento de água no solo, deste total a parte que as plantas conseguem absorver é conhecida como CAD (capacidade de água disponível), e é uma importante informação quando se fala em manejar a irrigação via solo. A CAD de um solo