Fisiologia Vegetal
Questionário:
1) O que são e para que servem as aquaporinas? R: São Proteínas integrais da membrana, os quais facilitam o movimento de água para dentro das células vegetais.
2) Defina potencial hídrico, quais fatores contribuem para o potencial hídrico celular? Explique cada um deles. R: É o potencial químico da água dividido pelo volume molar parcial da água, portanto é a medida da energia livre da água por unidade de volume (Jm-³). São 3 fatores principais: Concentração (soluto), pressão e gravidade.
Solutos: Representa o efeito de solutos dissolvidos no potencial hídrico, diminui a energia livre da água por diluição da mesma.
Pressão: É a pressão hidrostática da solução, pressões positivas aumentam o potencial hídrico, pressões negativas reduzem-na.
Gravidade: Faz com que a água mova-se para baixo, a não ser que a força da gravidade se oponha uma força de igual e oposta. Depende da altura (h) da água, da densidade da água (pw) e da aceleração da gravidade (g).
3) Como pode ser medido o potencial hídrico da planta? R: Um método relativamente rápido para se medir o potencial hídrico de tecidos, como folhas, ou ramos inteiros é da bomba de pressão, tipo de bomba de SCHO-Lander.
4) O potencial prático mede as influências de quais fatores? Em quais situações ele é importante? R: Tem valor negativo, é o componente do potencial hídrico que define as influências que as forças de superfície dos coloides e espaços intermicelares exercem sobre o potencial hídrico da água. É extremamente importante na caracterização do processo de embebição e estudo das soluções hídricas no solo.
5) A disponibilidade, ou seja a energia da água no solo pode ser influenciada por quais fatores? R: Pode ser influenciada por um conjunto de fatores:
Textura
Estrutura
Tipos de coloides
Quantidade de íons
6) Qual a classificação da água no solo? Quando um solo atinge a capacidade de campo? E o ponto de murcha permanente? Comparando um solo arenoso, com um argiloso,