fluxo de caixa
FLUXO DE CAIXA COMO INSTRUMENTO DE CONTROLE GERENCIAL PARA TOMADA DE DECISÃO
Artigo Científico apresentado à Faculdade de Fortaleza,FAFOR como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.
Orientadora: Luciana Nepomuceno
Resumo
O objetivo da pesquisa apresentada neste trabalho foi analisar, a partir da literatura e do estudo de caso,o uso do fluxo de caixa como ferramenta de controle gerencial para tomada de decisão em uma microempresa. Utilizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de questionário estruturado, respondido pelo gestor e proprietário da organização. O estudo torna-se pertinente face ao grande número de pequenas empresas que vão a falência em função do despreparo dos administradores e a falta de ferramentas de controle e acompanhamento que possam dar um visão do desempenho do negócio e suporte a estes administradores nas tomadas de decisões, pois apesar da sua importância, muitos administradores não valorizam essa ferramenta gerencial.
Este estudo está focado na administração do fluxo de caixa e nos administradores financeiros das microempresas, quanto à implantação, manutenção e controle desse instrumento de apoio a decisões no processo de gestão. Assim, a questão-problema que norteia este trabalho é: como o gestor da microempresa utiliza o fluxo de caixa como instrumento de acompanhamento, avaliação e controle gerencial no processo de tomada de decisão?
Palavras-chaves : Fluxo de caixa; controle gerencial; tomada de decisão;
Introdução
As empresas brasileiras, independentemente do tamanho ou estrutura, estão enfrentando desafios jamais vistos, tais como a globalização da economia e ambientes externos e internos cada vez mais dinâmicos. Todas essas mudanças contribuem para aumentar o risco e a incerteza, tornando o gerenciamento das empresas uma atividade bastante complexa e desafiante, por isso elas precisam desenvolver ferramentas gerenciais que