Filosofia escolastica
CAMPUS DE MIRACEMA –TO
CURSO DE PEDAGOGIA/2013.2
Disciplina: Filosofia da Educação
REFLEXÕES
No texto “Exigências e tarefas actuais”, o autor vê na filosofia um caminho para conhecer verdades fundamentais relativas à existência do homem.
Assim...
Para estar em consonância com a palavra de Deus, ocorre que a filosófica volte a encontrar a sua dimensão sapiencial de procura do sentido ultimo e global da vida. Exigência que por sinal, constitui um estimulo utilíssimo para a filosofia se conformar com sua própria natureza. Deste modo, ela não será apenas aquela instância crítica decisiva que indica, as várias partes do saber científico, o seu fundamento e os limites, mas representará também a instância ultima da unificação do saber e do agir humano, levando-os a convergirem para um fim e um sentido definitivos (199).
Portanto, o autor considera a filosofia sapiencial(sabedoria, cujo objetivo é transmitir, aos fiéis, o saber necessário para o nosso cotidiano),uma ajuda indispensável para aprofundar à compreensão da fé e comunicar a verdade do evangelho a quantos não conhecem ainda. Para tanto, é necessário instaurar uma justa relação entre teologia e filosofia, pois, para o autor a razão exerce suas capacidades na busca da verdade dentro de um movimento circular que partindo da palavra de Deus, procura alcançar uma melhor compreensão da existência do homem.
Essa dimensão sapiencial é, para o autor ainda mais indispensável hoje, devido ao imenso crescimento do poder técnico da humanidade, pois, requer uma renovada e viva consciência dos valores últimos. A palavra Deus, neste sentido, como aborda o autor revela o fim do homem, e dá sentido à sua atuação no mundo.
Assim, faz um convite à filosofia sapiencial a empenhar-se na busca do fundamento natural desse sentido, que é a religiosidade constitutiva de cada pessoa. Porém, esse papel sapiencial não poderia ser desempenhado por uma filosofia que não fosse ,