resumo do filme A missao
O filme conta a historia da missão de são Carlos, que tinha como objetivo a evangelização dos índios. Um padre chamado Irmão Gabriel da missão jesuíta, é mandado para essa missão logo depois da morte de um padre que teria sido morto pelos índios. Irmão Gabriel conquistou os índios com a música através de uma flauta.
Do outro lado, Rodrigo um mercenário que caçava índios, teria matado seu irmão por conta de uma mulher e depois disso ficou muito mal e foi para a igreja, e lá ficou isolado sem querer falar com ninguém. Antes disso ele já tinha aparecido no local da missão de são Carlos atrás de índios.
Um dia quando o Irmão Gabriel teria voltado para igreja viu Rodrigo e depois de conversa com ele teria o convencido a ir com ele para missão como um ‘castigo’ por ter matado o irmão, e ele foi carregando todas as coisas que o lembravam da sua vida de mercenário. E chegando lá os índios o aceitaram mesmo sabendo que ele era o homem que teria capturado alguns índios, com isso Rodrigo ficou disposto a mudar de vida e ser uma pessoa melhor e entrou para missão dos padres jesuítas.
Mas com o conflito entre os portugueses e espanhóis na posse das terras que os índios ocupavam, os jesuítas foram obrigados a cancelar a missão e sair daquelas terras, mas se recusaram e o exercito foi atrás deles para o matarem. Assim Rodrigo decidiu montar um plano com os índios para evitar a tragédia com os eles. Mas o plano de Rodrigo acabou não dando certo e eles acaram sendo mortos inclusive Irmão Gabriel.
Eu particularmente achei o filme muito interessante pois ele retrata a luta dos jesuítas para proteger as terras que por direito são dos índios e ainda demonstra a confiança e o perdão dos índios por aquele que já teria feito mal à eles.