Transportes Aeroviario
MODAL AÉREO
1 INTRODUÇÃO
O transporte aéreo caracteriza-se como uma modalidade ágil, recomendada para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes, bem como encomendas urgentes.
A maioria dos produtos de alta tecnologia é transportado via aérea, pois existe uma desvalorização extremamente rápida nesse segmento. Graças a isso, muitas indústrias alocam-se próximas aos aeroportos.
Não existem grandes restrições nos itens que podem ser transportados pela via aérea, apenas mercadorias que possam oferecer qualquer risco a aeronave ou a tripulação.
2 CARGAS
O transporte aéreo pode transportar ao mesmo tempo, passageiros, carga e mala postal, isso faz com que a utilização de aviões cargueiros dê nova perspectiva ao transporte de cargas ao atingir maiores distancias em menor tempo, além de localidades de difícil acesso.
É grande o interesse de empresas e consumidores pelas características dos serviços prestados por companhias aéreas do setor de carga, e é esse interesse que guia o setor na melhoria de seus processos e aumento da competitividade perante outros modais de transporte.
Todos os tipos de carga podem ser transportados por este modal, mas não podem oferecer risco à aeronave, passageiros, aos operadores, a quaisquer outros envolvidos e às outras cargas transportadas.
Exemplos de algumas cargas que podem ser transportadas são animais vivos, cargas comuns secas, congeladas, armamentos. Enfim, qualquer carga, porém as restrições às cargas perigosas são muito intensas.
3 TIPOS DE CARGAS
Carga Normal ou Comum: Nesta classe incluem-se itens ou lotes de carga pesando até 1000kg ou mais, que podem ser armazenados em sistemas porta-paletes ou racks com prateleiras e que não requerem cuidados especiais ou procedimentos específicos para o seu manuseio e armazenamento.
Carga Perecível: É aquela de valor limitado pelo tempo, por estar sujeita à deterioração ou a se