TRABALHO FISICA 2
Fernando Johann, fgjohann@hotmail.com
Rafael Peter, rafael_peter@hotmail.com
Evandro Teixeira, bob_dm@ibest.com.br
Universidade Feevale
Resumo: Realizamos diversas analises de variação da velocidade de partícula das moléculas em determinados intervalos de deslocamento, nos estudos foram destacadas as variações apresentadas nas velocidades conforme a variação de temperatura.
Moléculas: velocidade ,temperatura.
1. INTRODUÇÃO
A teoria cinética é constituída por moléculas em constante movimento e a temperatura é uma medida de energia média das moléculas. Com base nas análises será possível verificar a variação na velocidade das moléculas conforme a variação de temperatura.
2. MOVIMENTO DE MOLÉCULAS
A teoria cinética dos gases nos permite determinar a relação entre grandezas macroscópicas a partir do estudo de movimento das moléculas e a influência da temperatura diretamente na velocidade com que as partículas se deslocam. Quando a temperatura aumenta tem um pico menos acentuado e seu máximo de desloca para temperaturas mais altas. A teoria das moléculas em constante movimento é denomina de teoria cinética da matéria.
2.1 Estudo da velocidade das moléculas
A quantidade requerida de informações para descrever uma partícula, átomo, molécula ou íon (no contexto da mecânica clássica) implica no estabelecimento de 6 coordenadas para cada uma das entidades microscópicas (3 posições e 3 velocidades), o que representa um número expressivo de dados quando levamos em conta um número relativamente grande de entidades como um mol (6,022x10²³). A termodinâmica estatística possui uma capacidade de previsão das grandezas macroscópicas por trabalhar com os dados espectroscópicos de moléculas individuais
O movimento da partícula é a mudança de posição de um móvel com o passar do tempo em relação a um certo referencial. Um corpo está em repouso quando sua posição, em relação a certo referencial, não varia no decurso do tempo. E a posição