Fisica 2 Trabalho
2. OBJETIVO 4
3. GASES 5
3.1. GASES IDEAIS 5
3.2. LEI DE BOYLE 5
3.3. LEI DE GAY-LUSSAC 6
3.4. LEI DE CHARLES 6
3.5. EQUAÇÃO DE CLAPEYRON 7
3.6. EQUAÇÃO GERAL DOS GASES PERFEITOS 7
4. MATERIAIS E MÉTODOS 8
5. CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre calor, temperatura, trabalho e energia. Abrange o comportamento geral dos sistemas físicos em condições de equilíbrio ou próximas dele. Qualquer sistema físico, seja ele capaz ou não de trocar energia e matéria com o ambiente, tenderá a atingir um estado de equilíbrio, que pode ser descrito pela especificação de suas propriedades, como pressão, temperatura ou composição química.
Desde a Antiguidade sabe-se que o calor pode ser usado para vaporizar a água e usar esse vapor para realizar trabalho mecânico. Essa idéia foi aproveitada pelo grego Heron que, no século I d.C., construiu a primeira máquina térmica de que se tem notícia.
A descoberta de meios para utilização de fontes de energia diferentes da que os animais forneciam foi o que determinou a possibilidade da revolução industrial. A energia pode se apresentar na natureza sob diversas formas, mas, exceto no caso da energia hidráulica e dos ventos, deve ser transformada em trabalho mecânico por meio de máquinas, para ser utilizada pelo homem. A termodinâmica nasceu justamente dessa necessidade, e foi o estudo de máquinas térmicas que desenvolveu seus princípios básicos.
Ainda hoje, vinte séculos depois, esse princípio de transformação de calor em movimento é largamente utilizado pelo ser humano em suas atividades, com destaque para os setores de geração de energia elétrica e de transportes.
O barco a vapor é um exemplo de máquina térmica e, portanto, funciona devido ao calor da chama de uma vela. A vela, acesa, transfere calor para o metal e para a água dentro dele, que se vaporiza e expande-se, fazendo com que o barco se mova. Depois disso, a água