TRABALHO BARRETO Percep O
ANTONIO CESAR AMARU MAXIMIANO
CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
PERCEPÇÃO
MARINGÁ
2015
Acadêmicos: Amanda Priori Bianca Coimbra Branco Camila Magalhães Diogo de Castro Bertelli Higor Boschi Marcos Roberto Filho Silvina Figueroa
CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
PERCEPÇÃO
Resumo do capitulo 11, pagina 224 a 230, referente ao livro, TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru, 2011.
Maringá
2015
Introdução
Características e Diferenças individuais
Cada pessoa é diferente não apenas de todas as demais, mas também de si própria em diferentes momentos, ao longo de sua vida, e em diferentes situações. Você já deve ter notado que alguns comportamentos são comuns a diferentes pessoas. Alguns são introvertidos; outros são extrovertidos. Esses traços de personalidade influenciam as escolhas profissionais. O entendimento das características individuais é importante em muitos aspectos. Compreender como as pessoas são e como agem ajuda a preparar e tomar decisões dentro das organizações.
Percepção
Percepção é o processo de selecionar, organizar e interpretar os estímulos que o ambiente oferece. A interpretação é uma decodificação que empresta significado e valor ao estímulo. É o processo de percepção que transforma a realidade em um padrão que você e muitas outras pessoas reconhecem. A percepção é também definida como um produto da interação entre o estimulo e o observador, nessa interação, o estimulo influencia o observador e é por ele influenciado. Diferentes pessoas reagem de forma diferente ao mesmo estimulo. Assim, a realidade percebida provoca percepções diferentes conforme muda o observador.
Visão panorâmica das características individuais
A imagem mostra a interdependência entre diversas características tendo a