Projeto de Interven o Media o de Conflitos2
2916 palavras
12 páginas
INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSAINSTITUTO TECNOLÓGICO E DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E DA SAÚDE
CURSO DE EXTENSÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA
TEMA: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
TÍTULO: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS APLICADA NAS DELEGACIAS DE POLÍCIA CIVIL PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE PACÍFICA.
Suellen Botelho Castro Pinto
CAMPOS DOS GOYTACAZES
ABRIL/2014
ÍNDICE
1- INTRODUÇÃO; OBJETIVOS; JUSTIFICATIVA; METODOLOGIA
4.1. PÚBLICO; 4.2. ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
2- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO;REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
A Secretaria de Polícia foi à primeira instituição administrativa de polícia, instituída no dia 22 de junho de 1808, no Rio de Janeiro. Coloca-se assim que a Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro tem 206 anos.
Porém, foi com o advento da Lei n. 947, de 29 de dezembro de 1902, que houve a reforma da organização policial; a lei em questão autorizava o poder executivo a reorganizar a policia do Distrito Federal, assim a dividindo em Polícia Civil e Polícia Militar. A polícia civil ficou com a função judicial, diz o § 4º do art. 144 da Constituição Federal de 1988: “Às polícias civis dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração das infrações penais, exceto as militares.”.
Desde sua instituição a polícia Civil vem sofrendo alterações, com objetivo da erradicação dos erros e seu melhor funcionamento. A intervenção proposta com a mediação de conflitos, neste trabalho, também visa o funcionamento mais efetivo e de melhor qualidade.
A mediação de conflitos é um método, pelo qual uma terceira pessoa, não envolvida, ajuda as partes a resolverem os embates apresentados, chegando a uma resolução aceita por ambos, o método é utilizado usando o diálogo como instrumento; é uma forma de pacificar os litígios.
Observando a história sobre formas de resolução de conflitos nos tempos antigos, vemos