Cubismo
Universidade São Marcos interacoes@smarcos.br ISSN (Versión impresa): 1413-2907
BRASIL
2000
Maria Ignez Costa Moreira
PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA. CONTRIBUIÇÕES PARA UM
ESTADO DA ARTE
Interações, julho-dezembro, año/vol. V, número 010
Universidade São Marcos
Sao Paulo, Brasil pp. 25-51
Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal
Universidad Autónoma del Estado de México http://redalyc.uaemex.mx Psicologia da adolescência. Contribuições para um estado da arte
Resumo: Os objetivos deste ensaio são os de mapear e discutir as vertentes teóricas da psicologia que tratam da adolescência. Este ensaio justifica-se porque desde o surgimento histórico da adolescência a psicologia tem sido um dos campos de saber que afirma a especificidade desta etapa da vida.
Palavras-chave: psicologia da adolescência; teorias sobre adolescência
Psychology of adolescence. Contributions to a state of the art
Abstract: This essay intends to place and discuss the psychological theoretical approches which have as subject the adolescence. This essay is justified because, since the historical emergence of adolescence, Psychology has been one of the most important disciplines in this research. In fact, Psychology emphasizes adolescence as a crucial stage in human life.
Keywords: Psychology of adolescence; theories of adolescence.
MARIA IGNEZ
COSTA
COSTA MOREIRA
PUC/MG – PUC/SP
INTERAÇÕES
Vol. 5 — Nº 10 — pp. 25-51
JUL/DEZ 2000
Psicologia da adolescência. Contribuições para um estado da arte.
26
A
s teorias psicológicas têm tratado a adolescência como um período crucial do desenvolvimento humano explorando tanto os aspectos emocionais quanto os cognitivos, bem como buscando a articulação entre ambos os aspectos.
A adolescência começa a ser descrita pela puberdade, que é considerada como o conjunto das mudanças hormonais que acarretam o crescimento físico, o aparecimento de caracteres sexuais secundários e o amadurecimento corporal para o