O Cubismo
Índice:
Índice: 2
Introdução: 3
Desenvolvimento: 3
Definição 3
Características do Cubismo 3
Sua origem 4
Fases Cubistas 4
Conclusão: 5
Bibliografia e “sites” consultados 5
Anexos 6
Introdução: Neste trabalho vou falar sobre o Cubismo, suas fases, quadros Cubistas, artistas que se destacaram … O objectivo deste trabalho de pesquisa é, para mim, uma oportunidade de saber mais sobre este movimento artístico que se manifestou no mundo inteiro. Antes de iniciar a minha pesquisa, surgiram-me as seguintes perguntas: Será que houve amizades entre os artistas daquela época? Será que o Cubismo influenciou outras áreas? Neste trabalho de pesquisa vou focar os seguintes pontos: Definição de Cubismo; Características do Cubismo; Sua origem; Fases Cubistas; Exemplos de algumas obras Cubistas e respectivos autores.
Desenvolvimento: Definição Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso (Anexo 1) e Georges Braque (Anexo 2). O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. O Cubismo constitui uma rutura com a forma tradicional de representação ilusória do objeto no espaço, presente na arte desde o Renascimento. O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os vendo-os sob todos os ângulos.
Características do Cubismo A pintura cubista destaca as formas geométricas como meio de expressão: cones, cilindros, esferas, pirâmides, prismas. Os formatos embasados na matemática geométrica possibilitam ao espetador a