NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Os usos das novas tecnologias na educação buscam contribuir para o melhoramento no desenvolvimento de capacidades cognitivas, possibilitando a integração de todos com o mundo contemporâneo; busca também capacitar as pessoas para atuarem no mundo cada vez mais digitalizado e principalmente facilitar a comunicação de todos, em diversos lugares do mundo e estreitar a comunicação entre professores e alunos.
Os professores apresentam certa resistência as novas tecnologias e aos meios de comunicação eletrônicos. Muitas vezes entendem o uso do computador somente como, em aprender sobre seu funcionamento, ou ainda como recursos didáticos e audiovisuais. Desse modo, os educadores precisam aprender maneiras de utilizar essas mídias no processo de aprendizagem de seus alunos. A televisão torna as crianças reféns, fazendo com que passem bastante tempo diante da mesma, onde são transmitidos conteúdos diversos e muitas vezes inadequados, é nesse momento que a escola entra, para orientar o que é certo e errado.
Os cursos de formação de professores devem oferecer espaços para práticas e estudo das mídias e tecnologias. Outro ponto importante que deve ser mencionado, é de que os criadores de mídias preocupam-se somente com a venda e propagação desses meios, esquecendo das implicações culturais e educacionais.
Na “Era Tecnológica”, é necessário se estudar e analisar a respeito dos impactos das mídias na educação, onde precisam ser avaliados pedagogicamente e que efeitos estão sendo causados psicognitivamente. A didática contemporânea não pode mais