A escola e as novas tecnologias
Maryana Ribeiro¹ Mirna Ribeiro Lima da Silva² Anderson Brito¹ Mariana Nepomuceno¹
¹ Discentes do IFBaiano campus Catu-Ba. E-mail: mariersantos@gmail.com
² Professora do IFBaiano campus Catu-Ba. Mestre em Educação (UFPR). E-mail: mirnaribeiro@yahoo.com.br
Palavras-chave: Tecnologia em escolas, metodologias de ensino, interatividade.
INTRODUÇÃO
Este trabalho se insere no campo das políticas educacionais, mais especificamente, se volta sobre as condições de trabalho de docentes com a inclusão das novas tecnologias no ambiente escolar. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), no âmbito escolar, visam expandir a comunicação e a transmissão da informação na aprendizagem humana. O exercício de educar por meio do uso de mídias educacionais exige do educador, entre outras habilidades, um ensinar mais compartilhado, em que através da interatividade em sala de aula o aluno possa vir a interpretar de maneira mais rápida as informações fornecidas pelo docente.
OBJETIVO
Procurou-se, através dessa pesquisa, identificar quais as tecnologias disponíveis no ambiente escolar da rede pública estadual de ensino do município de Alagoinhas e as dificuldades que docentes destas escolas vem enfrentando quanto ao uso de tais mídias no exercício de seu trabalho.
MATERIAIS E MÉTODOS
Este trabalho consistiu em pesquisa empírica, junto a duas escolas da rede estadual do município de Alagoinhas-BA. Foi utilizada como metodologia a aplicação de questionário aberto, composto por seis perguntas, junto a vinte sujeitos, professores da educação básica. Junto à coleta de dados, foi realizada também uma revisão de literatura, para aprofundamento do conhecimento da temática. O questionário foi composto pelas seguintes perguntas: Quais os recursos tecnológicos utilizados nas aulas? Qual o objetivo da introdução de tais mídias? Quais as dificuldades