Comportamento oganizacional
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Para Gardner a teoria das inteligências múltiplas baseia-se no fato em que as pessoas não são iguais e o processo educacional funciona com maior eficácia quando reconhece essa diferença visto que não é possível uma dimensão única de inteligência do ser humano.
Gardner inicia um processo de reflexão sobre o conceito de inteligência definindo a habilidade de resolver problemas e criar produtos nas áreas linguísticas (PROFESSOR, ADVOGADO), logico-matemático( CONTADOR , ENGENHEIRO, PROGRAMADOS), musical( COMPOSITOR, MUSICO), corporal-cenestésica ( ATLETA, ATOR), espacial( NAVEGADOR,ESCULTOR), interpessoal (POLITICO, VENDEDOR) e intrapessoal ( PESQUISADOS, ESCRITOR).
Para Paulo Freire a educação tem que ser revolucionaria ter o efeito de conscientização, uma consciência critica baseada nas soluções de problemas onde o sujeito transforma sua realidade ao invés da educação bancaria onde o sujeito vive uma realidade estática num processo de domesticação do individuo.
Segundo Peter Senge, a aprendizagem é composta por pessoas que procuram aprimorar suas capacidades de criar seu próprio futuro os componentes integrantes nessa organização de aprendizagem são domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em grupo e pensamento sistêmico.
(ter foco, aquilo que agrega, clareza de visão onde todos possam entender o que se deseja, dialogo, sistema aberto onde se recebe informação condizente com a realidade e experiências passadas a fim de aperfeiçoar a empresa.
Daniel Goleman, fala sobre inteligência emocional onde o equilíbrio é a base. Nossas emoções podem ser administras, em busca de um beneficio pessoal ficar “zen” essa abordagem é chamada de fluxo.
O conceito de maiêutica de Sócrates é a arte de servir de parteiro onde seus discípulos sejam capazes de gerar e construir seu próprio conhecimento através do questionamento sistêmico e o diálogo mestre-discípulo.
A aprendizagem é o processo de aquisição de se