Motoboy
PUERI DOMUS ESCOLAS ASSOCIADAS
3ºANO DO ENSINO MÉDIO
Sociologia
Motoboy.
Monografia apresentada à disciplina de Sociologia
Turma 3ºEM
Orientado pelo professor Everton
GUARULHOS maio 2013
Motoboy.
Heloisa Paulenas, 13
Iara Camargo, 14
Isabella Baccan, 15
Jessica Romão,16
Juliana Zeli, 17
Lucas Oliveira, 18
SUMÁRIO
Sumário 3
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Conclusão 9
Bibliografia 10
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo descrever sobre a profissão do Motoboy, seus problemas, os mitos e verdades e a sua regulamentação.
Motoboy ou motoqueiro, também conhecido como estafeta em Portugal, é um profissional que utiliza uma motocicleta (geralmente de baixa cilindrada, de 90 a 250cc) para entregar e receber diversos tipos de objetos: pizzas, fast-foods em geral, documentos, pagamentos bancários entre outros. Trata-se de uma profissão nova, surgida na década de 1980, e cresceu com a onda de terceirizações na década seguinte. Surgiu devido a necessidade de transportar objetos com rapidez,nos grandes centros, com agilidade e baixo custo. Entretanto, eventualmente exige que o profissional cumpra longas jornadas de trabalho em troca de rendimentos maiores, havendo pressões para a realização das funções no menor tempo possível.
A palavra motoboy é um neologismo que não pertence à língua inglesa, mas foi cunhado no Brasil pela justaposição do sufixo moto (redução de "motocicleta") eboy ("garoto", "rapaz" em inglês).
Desenvolvimento
Os motoboys estão sujeitos a um alto índice de acidentes por causa dos problemas