Proposta pRA ENSINO DE ARTES MARCIAIS CHINESAS
1. Apresentação
“Buscar a perfeição, é um principio fundamental do treinamento em artes marciais”.
O Wushu, ou Kung Fu, como é popularmente conhecido no ocidente, é um dos sistemas marciais mais completos, desenvolvido ao longo da história chinesa, de cerca de 7000 anos, e mantido por meio da tradição, passada de geração em geração, de professor para aluno. Dentro de suas inúmeras tradições existentes, também chamadas de estilos ou escolas, existem diferentes tipos de técnicas, tanto as voltadas para a defesa pessoal, como para o desenvolvimento e manutenção da saúde. A saúde não significa apenas a corporal, também abrange o equilibrio entre o corpo e a mente, expressos por meio de movimentos com ritmos diferentes e controle da respiração também diferenciados.
Mas o que é comum entre elas é a busca do autoconhecimento e do desenvolvimento do equilibrio mental e emocional, por meio do contato com as emoções expressas através dos movimentos do corpo. Como resultado, alcança-se, por exemplo: uma maior força de vontade, capacidade de autosuperação, melhorias consideráveis na capacidade de ter disciplina, capacidade de análise e observação, aumento do controle emocional, além dos benefícios físicos e do aumento da capacidade de autodefesa.
O Kung fu é uma das artes marciais mais praticadas em todo o mundo, e que cresce a cada dia. O Kung Fu faz parte do sistema educacional chinês, sendo incentivado e estruturado, na China, pelo Governo da Republica Popular da China. É de conhecimento geral a longevidade alcançada pelo povo chinês, e sua tenacidade por buscar meios que acompanhem o fluxo natural da natureza, no que diz respeito a manutenção da saúde. O depósito de toda a cultura chinesa e sua sabedoria acumulada ao longo de 7000 anos de história em busca da perfeição de saúde está preservado na Tradição do Kung Fu.
Devido ao aumento da sociedade de massa, dos meios de comunicação em meio