Transporte maritimo
Gerenciamento de Transporte
Hidroviário
Professor: Lucas Braga
Ednaldo Meneses Rafael Gomes Ricardo Assis
Belo Horizonte, 07 DE ABRIL DE 2015
Apresentação
O grupo teve como foco expor a situação atual do modal hidroviário no Brasil, tendo vista principais vantagens em relação a custo, flexibilidade, desempenho e eficiência. Visando melhorias para o aperfeiçoamento do modal. Sendo um dos modais a custo benefícios mais viáveis, porém pouco explorado devido à falta de estrutura e investimento. Procuramos explicar a subdivisão do modal e seus diferentes campos de atuação. Sua capacidade de comunicação com demais modais (Intermodalidade, Multimodalidade).
RESUMO
O trabalho apresenta um estudo feito sobre o modal Hidroviário/ Aquaviario. Contando com tabelas de desempenho do modal em relação aos demais modais. Apresentação e explicação das subdivisões do modal em Lacustre, Fluvial, Marítimo. Exploração em cada subdivisão, órgãos fiscalizadores, tipos de carga transportada.
Apesar de possuir uma grande extensão em 13 mil km navegáveis no pais não investe neste modal, sendo desenvolvida na maioria das vezes por empresas ou instituições de iniciativa privada. Quando se trata de logística internacional, Global sourcing, Cadeia de suprimentos o transporte Hidroviário tem destaque sobre os demais em quantidade transportada, custo, prazo de entrega e capacidade de intermodalidade e Multimodalidade.
Palavras-chave: Modal, Hidroviário, Logística internacional, Custo, Multimodalidade, Intermodalidade.
SUMÁRIO
Introdução