Transporte Marítimo
O transporte marítimo é um importante elemento de desenvolvimento para um país, pois viabiliza comércios e torna as trocas mais rentáveis. A navegação marítima é grande responsável pelo atual modelo globalizado de negócios, e os portos são o ponto de encontro de um país com o mercado internacional. A movimentação por via marítima é ainda mais eficiente para o transporte de grandes volumes a longas distâncias.
4 Tipos de Navegação
O transporte marítimo, que é subdividido em quatro tipos de navegação: longo curso, cabotagem, apoio marítimo e apoio portuário.
A navegação de longo curso é feita entre países, geralmente percorrendo longas distâncias, enquanto a navegação de cabotagem é realizada entre os portos de um mesmo país.
O apoio marítimo, por sua vez, é a navegação realizada para apoio logístico a embarcações e instalações em águas territoriais nacionais e na Zona Econômica Exclusiva1 que atuem nas atividades de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos. Por fim, a navegação de apoio portuário é aquela realizada exclusivamente nos portos e terminais aquaviários para atendimento a embarcações e instalações portuárias.
Vantagens do Transporte Marítimo
A navegação marítima tem como vantagens o reduzido índice de poluição ao meio ambiente (quando comparada a outros modos de transporte), o baixo custo para transporte por longas distâncias e em grandes quantidades e a interligação entre os continentes. Dessa forma, o modo marítimo é utilizado por muitos países como o principal meio de transporte para a realização de exportação e importação de produtos, fazendo com que os portos tenham grande importância na cadeia logística mundial.
Qualidade da Infraestrutura Portuária
No Relatório de Competitividade Global de 2012/2013 do Fórum Econômico Mundial, foi avaliada a qualidade da infraestrutura portuária de 144 países, e a infraestrutura portuária brasileira foi classificada na 135ª