Transporte Maritimo
Com o desenvolvimento da indústria automóvel e da aviação a importância do transporte marítimo decresceu, mas ainda assim é eficaz para curtas viagens ou passeios de lazer, Os navios já há muito que são utilizados para efeitos militares, tanto para formação, invasões, bombardeamentos, transporte de armamento e recursos como por exemplo os Porta-aviões.
O transporte marítimo pode englobar todo o tipo de cargas desde químicos, combustíveis, alimentos, areias, cereais, minérios a automóveis e por ai adiante. A carga chamada carga geral é transportada em caixas, paletes, barris, contentores etc. Um dos meios de empacotamento de carga mais utilizados e que mais contribuiu para o desenvolvimento do transporte marítimo desde a década de 1960 é o uso de contentores. Existentes em tamanhos padronizados permitem o transporte de carga de uma forma eficiente e segura, facilitando o transporte e arrumação da carga dentro dos navios. Existem softwares especializados para o carregamento de contentores, divulgando informação sobre como e de que forma dispor a carga dentro dos contentores, optimizando espaço e cumprindo regras de transporte, por exemplo cargas leves em cima de cargas pesadas.
Vantagens e desvantagens
Segundo o estudo da ONU, as emissões anuais da frota mercante, de 1,12 bilhão de toneladas de gás carbônico, são o dobro das causadas pelo transporte aéreo, normalmente tido com um vilão do aquecimento global. A navegação responde por 4,5% do total de emissões do mundo, que devem aumentar em mais de 30% até 2020.
A União Européia, que é líder mundial da navegação, com um quarto da tonelagem mundial, sempre apregoou as