Transporte Marítimo
Características
O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional. No Brasil responde por mais de 90% do transporte internacional Possibilidade de navegação interior através de rios e lagos. Os portos desempenham um papel importante como elo de ligação entre os modais terrestres e marítimos. Tem uma função adicional de amortecer o impacto do fluxo de cargas no sistema viário local, através da armazenagem e da distribuição física.
Vantagens
- Maior capacidade de carga; - Carrega qualquer tipo de carga; - Menor custo de transporte.
Desvantagens
- Necessidade de transbordo nos portos; - Distância dos centros de produção; - Maior exigência de embalagens; - Menor flexibilidade nos serviços aliados a freqüentes congestionamentos nos portos.
Categorias de transporte - Cabotagem: navegação realizada entre portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou entre esta e as vias navegáveis interiores. - Navegação interior: realizada em hidrovias interiores ou lagos, em percurso nacional ou internacional. - Navegação de Longo Curso: realizada entre portos brasileiros e estrangeiros.
Conhecimento de embarque marítimo O conhecimento de Embarque B/L (Bill of Lading) é o documento de maior importância na contratação de transporte marítimo. Suas funções básicas são:
-servir como recibo de entrega da carga ao transportador;
-evidenciar um contrato de transporte entre a companhia marítima e o usuário;
-representar um título de propriedade da mercadoria (transferível e negociável).
O B/L pode ser composto de várias vias, sendo o mais comum a emissão em 6 vias: 3 não negociáveis e 3 negociáveis. Estas são entregues ao exportador/ embarcador para que as apresente ao banco e receba o valor estipulado no crédito documentário. A seguir, os documentos serão remetidos via banco ao importador para que este possa retirar as mercadorias. As cópias não negociáveis servem de informação a todos os agentes envolvidos e não são