Transporte GEOGRAFIA
Kaio J. Maciel.
3° ano do curso de Informática
Turma: 3210.
Trabalho solicitado pela
Disciplina de Geografia
Ministrada pelo professor Freddy.
Escola Técnica Estadual Santa Cruz (FAETEC)
Rio de Janeiro, 30 de Novembro 2013.
Introdução Os transportes têm como finalidade o deslocamento de pessoas e de mercadorias de um lugar para outro. É difícil imaginar o comércio e, mesmo, a vida, sem os transportes. Basta observar o número de pessoas e de mercadorias, que se deslocam, diariamente, de um lugar para outro.
Transportes são imprescindíveis nas sociedades atuais e encontram se em constante evolução. Transporte é sinônimo de uma atividade que visa levar algo através do espaço, ou seja, de um lugar para outro.
Os diferentes modos de transporte possuem uma rede (conjunto de estradas, vias férreas, rios navegáveis, canais, oleodutos e gasodutos que se interligam, formando uma malha mais ou menos densa) própria.
A palavra “transporte” vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar).
Podemos dizer que, em síntese, transporte é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para outro. Os transportes podem se distinguir pela possessão, onde o transporte público é destinado a qualquer pessoa e o privado é restringido somente a quem os adquiriu.
Os transportes contêm três elementos: infra estrutura, veículos e operações comerciais. Infra estrutura é a malha de transporte: rodoviária, férrea, aérea, fluvial, tubular, etc. Os veículos são automóveis, bicicletas, ônibus, trens e aeronaves, que utilizam essa malha. As operações são as formas como esses veículos utilizam a rede, como leis, diretrizes, códigos, etc.
O transporte é fundamental para a integração econômica, social e cultural de uma comunidade Com efeito, as pessoas e as mercadorias se