geografia de transporte
Resumo pessoal da cadeira de geografia de transportes
A Geografia dos transportes, como uma disciplina, surgiu a partir da Geografia Económica na segunda metade do século XX. O propósito do transporte é superar o espaço, que é formado por uma variedade de constrangimentos físicos e humanos, como a distância, o tempo, as divisões administrativas, a topografia e os obstáculos geográficos afins.
O objetivo do transporte é, portanto, transformar os atributos geográficos do frete, do transporte de passageiros ou informações, a partir de uma origem a um destino, conferindolhes assim, um valor acrescentado no processo. Geografia dos transporte estuda a distribuição e a descrição dos transportes e o crescimento do ramo económico.
A geografia dos transporte comercio e turismo estuda a distribuição geográfica dos transportes e os seus condicionantes (tempo, distancia, custo, carga, rentabilidade da carga, vias de acesso) e o transporte se relaciona com o espaço geográfico na medida em que ela contribui para a economia
Classificação dos transportes
Terrestres (rodoviários, tubulares, ferroviarios), aquáticos e aéreos
Importância da geografia dos transportes
Cria ligações entre regiões e as actividades económicas na mobilidade das pessoas, bens e carga, garante o acesso aos recursos. pressupõe facilitar os movimentos entre diferentes locais. O transporte desempenha, assim, um papel importante na estrutura e na organização do espaço e do território, a qual pode variar de acordo com o grau de desenvolvimento
Histórica. Os transportes têm desempenhado diferentes papéis históricos do surgimento de civilizações (Egito, Roma e China), no desenvolvimento das sociedades e também na defesa nacional; Social. Os transportes podem facilitar o acesso aos cuidados de saúde, bem-estar, e eventos culturais ou artísticas, realizando assim um serviço social. Eles moldam as interações sociais, favorecendo ou inibindo a mobilidade das pessoas.
Política. Os governos desempenham um