Geografia A - 11ºANO - Transportes
Além da sua importância na mobilidade de pessoas e bens, os transportes geram riqueza e empregam um grande de pessoas
Noções
Distância-tempo Tempo necessário para efetuar uma determinada deslocação usando um certo modo/meio de transporte. Pode ser representada num mapa através de isócronas – linhas que unem pontos de igual distância-tempo
Distância-custo Despesas efetuadas numa determinada deslocação, usando um certo modo/meio de transporte. Pode ser representada num mapa por Isótimas – linhas que unem pontos de igual distância-custo.
Transportes
Tipos Aquáticos, Terrestres e Aéreos
Modos Marítimo, Fluvial, ferroviário; Rodoviário; Aéreo; Tubular
Meios Barco; Camião; Automóvel; Comboio; Helicóptero; etc.
As redes de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo) apresentam-se hierarquizadas (eixos principais e eixos secundários ou tributários) e servem de suporte aos modos de transportes que se caracterizam quanto: (maior/menor) comodidade velocidade segurança flexibilidade dos itinerários consumo de energia adequação para o transporte a curta, média ou longa distância
À vocação para transportar passageiros e/ou mercadorias
Todos os modos de transporte têm melhorado em questões como velocidade e a comodidade, tornando as ligações mais rápidas e seguras permitindo uma redução nos custos e uma especialização do serviço prestado.
Em Portugal, tem vindo a registar-se um grande desenvolvimento e modernização do setor dos transportes, tanto no domínio das infraestruturas, como no que respeita aos veículos, às empresas e à qualidade dos serviços.
Esta evolução poderá ser um fator de desenvolvimento das regiões desfavorecidas e, consequentemente, de redução das assimetrias territoriais.
Competitividade entre os diferentes meios de transporte
A importância relativa