Transformados à óleo Vegetal
Definição de Transformador de Potência Segundo NBR 5356-1/2008 - Transformador é um equipamento estático com dois ou mais enrolamentos que, por indução eletromagnética, transforma um sistema de tensão e corrente alternadas em outro sistema de tensão e corrente, de valores geralmente diferentes, mas à mesma frequência, com o objetivo de transmitir potência elétrica.
Relativo à sua refrigeração, eles podem ser a óleo ou a seco.
Quanto à classificação os transformadores podem ser classificados de elevador (eleva a tensão do enrolamento secundário em relação ao primário) e abaixador (abaixa a tensão do enrolamento secundário em relação ao enrolamento primário).
Quanto aos tipos podem ser monofásico ou trifásico. Quanto à ligação os transformadores podem ser ligados em estrela, triângulo (delta) ou zig-zag.
Normalmente nas estações primárias, os transformadores são trifásicos, abaixadores e suas ligações são em triângulo (enrolamento primário) - estrela (enrolamento secundário).
2 TRANSFORMADORES A ÓLEO
Os transformadores a óleo possuem seu sistema isolante composto por uma parte sólida (papel isolante) e uma parte líquida (óleo isolante), este conjunto tem a função de garantir a rigidez dielétrica e mecânica do bobinado.
São os mais comuns e amplamente utilizados em diversas áreas além de emprego generalizado em sistemas de distribuição, transmissão e em plantas industriais comuns.
2.1. Óleo Isolante
Em geral os transformadores de média e alta tensão são imersos em óleo isolante, que tem a finalidade de proporcionar um meio isolante entre as partes energizadas, e como transferência de calor do núcleo para o exterior do tanque.
Existem três tipos de líquidos isolantes que são usados em transformadores: Óleo mineral; Silicone, Ascarel, cuja utilização em território nacional é proibida por lei.
3 Funções do óleo isolante
O isolamento elétrico entre as espiras é feito por meio de papel ou outro isolante sólido (como