Biologia Lipidios
No aspectos biológico, os lipídios podem funcionar como material de reserva energética, estruturais, hormonais, precursores, de vitaminas e de hormonios sexuais. Comparadas com os carboidratos, as gorduras, por exemplo, possuem maior quantidade de energia armazenada em sua estrutura molecular.
Os Lipídios simples- As gorduras e os óleos são formados a partir de acidos graxos, que são ácidos orgânicos com uma longa cadeia de 14 a 22 átomos de carbono, tendo em uma extremidade um grupo denominado carboxila, que caracteriza os ácidos orgânicos (COOH) ou HO - C = 0,
Na estrutura de lipídios como gorduras e óleos, encontram três moléculas de ácidos graxos ligadas a um alcool, o glicerol.
A molécula de trigricerideo é o principal componente das gorduras animais. É a forma que as células utilizam para armazenar energia, quando recebm mais nutrientes energéticos do que estão consumindo. Carboidratos e proteínas podem ser transformados em gordura quando ingeridos em excesso e, desse modo, ocorre o aumento da massa corporal do organismo.
As gorduras são lipídios de reserva energética dos animais e ficam armazenadas no tecido adiposo localizado abaixo da pele. É comum encontrarmos gordura em alimentos como carnes, torresmo, bacon e leite.
Além de reserva energética, as gorduras são moléculas que funcionam como isolantes térmicos. A espessa camada de cordura que certos animais tem sob a pele dificulta a perda de calor para o meio ambiente, sendo uma importante adaptação para a vida em regioes de clima muito frio ou regiões polares.
Os animais que possuem a capacidade de controlar a temperatura corporal, independentemente da temperatura ambiental, são chamados de homeotérmicos, como as aves e os mamíferos.
Aos contrario dos hemotérmicos, os