Trabalho geotecnologia
Segundo o relatório do Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change), o estudo mais recente sobre as causas e conseqüências do aquecimento global, a humanidade deve substituir as fontes de energia fósseis pelas ecológicas, o mais rápido possível. Algumas dessas alternativas energéticas são os biocombustíveis.
Para nós, brasileiros, é particularmente importante saber o que eles são, como podem ajudar o ser humano a livrar-se dos combustíveis fósseis e evitar desastres ambientais ainda maiores do que os já inevitáveis. De quebra, podem contribuir muito no crescimento da economia do Brasil.
Os biocombustíveis são obtidos através de produtos vegetais e animais, que são fonte de energia renovável e têm efeitos menos prejudiciais ao meio ambiente. Por esses motivos, aliados ao fato de o petróleo ser uma matriz energética finita e cara, os biocombustíveis são, hoje, uma das excelentes soluções para o desenvolvimento sustentável mundial.
O etanol e o biodiesel são os biocombustíveis mais promissores, pois o mercado já os aceita. Por isso, os cientistas depositam neles a esperança de um futuro de energia limpa, que vão ajudar o progresso da humanidade sem agredir ainda mais a natureza - o que pode tornar impossível a vida em nosso planeta.
Álcool do bem
O etanol é um álcool incolor, solúvel em água e extraído através do processo de fermentação da sacarose, de produtos como a cana de açúcar, milho, uva e até mesmo da beterraba. Ele já é utilizado como combustível para automóveis e na fabricação de diversos outros produtos.
Na verdade, o etanol é hoje um produto de diversas aplicações no mercado, largamente utilizado como combustível automotivo na forma hidratada (misturado à água) ou junto à gasolina. Também tem aplicações em produtos como perfumes, desodorantes, medicamentos, produtos de limpeza doméstica e bebidas alcoólicas. Merece