oleos isolantes
Os óleos isolantes, também conhecidos como óleos de transformador, são fluidos, estáveis a alta temperatura, dotado de elevadas características isolantes. São empregados em certos tipos de transformadores elétricos, reatores de potência, capacitores de alta tensão, chaves e comutadores e outros equipamentos elétricos. Suas principais funções são garantir o isolamento elétrico, extingüir descargas elétricas parciais e arcos elétricos e servir como meio de troca térmica para a refrigeração do equipamento.
O tipo de fluido mais largamente empregado em equipamentos elétricos é o óleo mineral de elevado grau de refino, derivado do petróleo. Também existem óleos isolantes de origem vegetal, fabricados a partir de soja, girassol e outras matérias-primas, e fluidos sintéticos. Durante algum tempo foram empregados compostos organoclorados, os PCBs, porém os mesmos foram banidos no Brasil e na maior parte do mundo devido à sua baixa biodegradabilidade, potencial agressivo ao ambiente e por serem carcinogênicos.
FAG produz óleo vegetal isolante para transformadores AGBIOELETRIC® já é utilizado em transformadores de Cascavel e em diversas cidades do Brasil. Produto substitui óleo mineral isolante, que é tóxico e poluente. Desde 2007, acadêmicos e professores do curso de Agronomia vem se dedicando a pesquisas relacionadas a óleos vegetais. No Centro de Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias (Cedetec), se destacam as descobertas envolvendo o Biodiesel, e o projeto,AGBIOELETRIC®. Com relação ao Biodiesel, o Cedetec dispõe de duas usinas didáticas, uma com capacidade para produzir 1000 litros por dia, e outra, que produz 100 litros, sendo que a produção é inteiramente destinada à experimentação. Já com o AGBIOELETRIC®, a história é outra. O óleo já está sendo utilizado também fora da instituição. Além do curso de Agronomia, a pesquisa pode beneficiar os acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia