Literatura infantil
Sobre as obras literárias de Chapeuzinho Vermelho,foi observado que o contexto geral da história é o mesmo, o que muda é o final,ou seja,a mensagem transmitida.
Na história contada pelos irmãos Grimm,por exemplo,há um caráter mais violento.Nela o lobo engana chapeuzinho,se passando por bonzinho,depois vai até a casa da vovó e a engole.Fingindo ser a velhinha, ele também engole a chapeuzinho,porém o lenhador as salva,cortando a barriga do lobo a tesouradas, e depois arranca sua pele e leva pra casa como troféu.
Atualmente foi criado uma nova versão,”A menina da capa vermelha” onde existe um pouquinho da outra versão mas,no entanto,é mais voltada para o público juvenil e aborda traições,mentiras e mortes.
Há também uma versão atual em animação, de chapeuzinho vermelho voltada para o público infantil, onde os personagens participam de uma investigação policial e um inocente coelhinho é culpado do crime,o lobo é bonzinho e amigo da chapeuzinho,a vovó pratica esportes radicais e luta e chapeuzinho,no entanto, é uma heroína que em alguns momentos se torna prepotente,convencida e teimosa.
Logo, analisando as várias versões,notamos que os contos são readaptados conforme a época,ou seja,cada uma tem suas influencias,sejam elas éticas,sociais,religiosas ou punitivas.
Os contos nos fazem refletir sobre os fatos incorretos que envolvem a moralidade,ou com intuito reflexivo,demonstrando que toda ação gera uma reação.Porém todos terminam com uma lição de moral,como no caso da história da “Cigarra e a Formiga”,onde vemos bem destacada a lição de moral no desenrolar da história.Nela , a cigarra demonstra toda sua ironia e falta de responsabilidade,cantando o verão inteiro enquanto vê as formigas trabalhando duro para estocar comida,e ainda tenta desviar a formiga do seu trabalho.A formiga porém, ignora a cigarra seguindo o conselho da rainha e volta atrabalhar.
Então, quando chega o inverno,a cigarra se vê sem alimento e com