Computadores
O ábaco foi bastante importante para o aparecimento dos primeiros computadores, pois podemos chamar a máquina de calcular mais antiga da História. Foi este pequeno instrumento que ajudou o homem a fazer os primeiros cálculos mais rapidamente. Assim inventaram-se mais novas formas de calcular, mais rápidas e mais fáceis.
1642 – Máquina de somar (Pascalina)
Esta máquina de somar foi desenvolvida e inventada pelo Francês Blaise Pascal, que tinha como função auxiliar o trabalho de contabilidade. Tinha dois conjuntos, um para a introdução dos dados e outro que armazenava os resultados. A Pascalina, como ficou conhecida, mais tarde entrou para o comércio, mas não foi muito satisfatório devido ao seu funcionamento pouco confiável.
1672 - Máquina de calcular de Leibnitz
Leibnitz para criar esta máquina inspirou-se na Pascalina, empenhou-se em aperfeiçoar o modelo de Pascal melhorando os cálculos envolvendo as quatro operações fundamentais e ainda extrair a raiz quadrada.
1791 Máquinas de Babbage
Babbage foi um inventor britânico que frustrado com os muitos erros encontrados nos cálculos manuais, começou a pensar em formas de efectuar cálculos com recurso a dispositivos mecânicos, com isso criou uma máquina de Babbage que usava o sistema numérico decimal e funcionava girando-se uma manivela. Esta situação levou-o a desenhar um conjunto de “motores” de cálculo aritmético e “computacional”.
1834 – Tear Joseph Jacquard foi um grande mecânico francês inventor do tear mecânico. Ele construiu um tear automatizado, que podia fazer desenhos muito complicados. Esse tear era programado por uma série de cartões perfurados, cada um deles controlando um único movimento da lançadeira, nessa altura também havia