Tralho individual
A obtenção de informações através dos professores seguiu um roteiro já previamente estabelecido, visando com isso dar uma orientação ao trabalho, sobre as quais iremos fazer uma análise geral tendo como base as respostas gerais dos professores.
Segundo os professores de maneira geral, as crianças aprendem e reproduzem o conhecimento obtido em sala de aula tendo como base experiências passadas e culturais que os mesmos trazem do seu ambiente familiar, com essa “bagagem” passada o mesmo faz uma leitura baseada no que ele tem como modelo, adquirindo, gerando e reproduzindo o conhecimento à sua maneira.
A educação infantil tem por objetivo dar os primeiros passos e montar uma base para que em estágios futuros de aprendizagem esse conhecimento seja mais facilmente adquirido, além também de despertar o prazer pelo aprender, tendo com isso uma obrigação de desenvolver meios para que esse interesse seja gerado.
O professor tem papel fundamental nesse processo, pois é ele que trabalha o dia-a-dia com os alunos e tem contato com as experiências do ensino, reações dos alunos perante as atividades desenvolvidas, as interações que o mesmo desenvolvem relacionado a vários temas e propriamente na relação com o colega. De forma resumida, esse papel de mediador, de conselheiro, requer muito tato e observação por parte do mesmo, que baseada nessa observação deve desenvolver atividades que gerem interesse e maior produtividade dos alunos, fazendo com que todos os alunos desenvolvam as suas capacidades cognitivas, atingindo assim o grande objetivo dessa fase do ensino, que é a formação de uma base para a continuidade do estudo.
Iremos abordar aqui esse tema de maneira conjunta, apesar de terem sido explorados na pesquisa de forma separada, pois os três tem abrangências bem parecidas voltadas para o trabalho em cima de despertar o interesse, facilitar o acesso à compreensão, estimulando o aluno a se envolver em