mapa de risco
MAPA DE RISCOS
APS- Atividades Práticas Supervisionadas
Curso de NutriçãoBrasília/DF
2013
INTRODUÇÃO
Em diversos ambientes de trabalho indivíduos estão sujeitos a vários fatores de risco, mas existem normas que auxiliam a prevenção de tais, um deles aqui exposto é o mapa de riscos, (representação gráfica do mapeamento de riscos ambientais).
“Mapa de risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial), capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores tem origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais e equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.)”.
MAPA DE RISCOS: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO MAPEAMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS O mapeamento de risco é um levantamento dos locais de trabalho apontando os riscos que são sentidos e observados pelos próprios trabalhadores de acordo com a sua sensibilidade. A norma considera como riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos, além de riscos ergonômicos e riscos de acidentes, existentes nos locais de trabalho e que venham a causar danos à saúde dos trabalhadores.
RISCOS FÍSICOS
Ruído: O som representa as vibrações mecânicas da matéria através do qual ocorre o fluxo de energia na forma de ondas sonoras.
Vibração: é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, ou irregular, quando não segue um padrão determinado.
Radiação ionizante: São emissões de energia em diversos níveis, ultravioleta, raios-X, raio gama e partículas alfa e beta, capazes de contato com elétrons de um átomo, provocando a ionização dos mesmos.
Radiação não ionizante: Ao contrário da anterior, não