Mapa de risco
Layout
Se não tiver o Layout da empresa, pegue uma prancheta e caneta e comece a desenhar o local analisado. Não tenha pressa, normalmente volto várias vezes ao local, refaço o desenho várias vezes, tanto no papel quanto no computador, até que fique o mais idêntico a realidade o possível.
Programa
Depois do assunto Layout resolvido, é só escolher o programa para fazer o Mapa de Riscos, a infinidade de programas existentes te permite escolher o que mais lhe agrada.
O primeiro Mapa de Risco acima fiz com o Paint o segundo com o Microsoft Visio Viewer, gostei mais de fazer no Visio. Tem pessoas que conseguem fazer até com o Microsoft Word, outros que fazem no Power Point, Corel Draw, enfim, o programa é o de menos, o mais importante é fazer passo a passo, sem pressa ou correria, certo!
Com o Layout da empresa pronto (seja ele a mão ou o do projeto) e o programa escolhido, é hora de colocar tudo na Tela.
Depois de colocar o Layout da empresa no programa de computador é hora de adicionar os riscos inerentes ao local analisado.
Avaliação dos Riscos
Então chegamos à seguinte questão como analisar os riscos no ambiente de trabalho para colocá-lo no Mapa de Risco?
Resposta: A avaliação dos riscos para elaboração do Mapa de Risco é qualitativa, ou seja, não envolve medições! Então quando for elaborar seu Mapa de Risco faça uma reunião com a CIPA e pergunte a ela quais são os riscos que ela percebe no ambiente que está analisando, quem sabe assim terá uma surpresa com algum risco que ainda não tenha percebido!
Lembre-se do item 5.16 da NR 5, a CIPA é também responsável pela elaboração do Mapa de Risco, delegue algum trabalho a ela. Na dúvida clique no link a seguir e baixe o Questionário auxiliar para elaboração do Mapa de Risco.
Acrescente os riscos de acordo com o Grupo de Riscos e Cores Correspondentes.