Trajam
No mundo globalizado, empresas e profissionais vivem em intensa competição e a busca por resultados está no cotidiano de ambos. Produtos são copiados no dia seguinte de seu lançamento, a tecnologia se dissemina rapidamente, cresce a oferta de menores preços e há mais conveniências. Comunicação e conhecimento são valores em pauta e conceitos como vantagem competitiva, valor agregado e cadeia de valor (Porter, 1989) compõem o vocabulário das lideranças.
O modelo contemporâneo de gestão de pessoas está intimamente ligado às estratégias da companhia, pois somente assim é possível garantir que estas sejam colocadas em prática no ritmo e no tempo necessários para manter a competitividade.
Gestão por competências
A identidade de uma empresa se baseia em sua missão, seus valores e sua cultura organizacional. Cada empresa é diferente de todas as outras, mesmo que possua o mesmo ramo de atividade ou o mesmo porte. O que determina essa diversidade, dentre outras coisas, são os recursos tecnológicos, a metodologia, a maneira como conduz seus negócios, como se relaciona com clientes e colaboradores, como administra divergências, como atende, se antecipa ou reage às necessidades do mercado.
A relevância de cada empresa é determinada pelo conjunto de competências que a mesma representa para seu mercado. E essas competências são obtidas pela gestão eficaz de todos os recursos, mais especialmente pela perfeita orquestração das competências individuais de seus colaboradores.
Um dos grandes diferenciais competitivos da gestão por competências é adotar um sistema de administração mais efetivo, alinhando o seu capital intelectual com sua estratégia de negócios, facilitando o desenvolvimento profissional de todos os colaboradores envolvidos, obtendo resultados favoráveis e agregando valor