Modelagem com dinâmica de sistemas
Curso de Gestão de Negócios
SUMÁRIO
Introdução
03
Referencial Conceitual
03
O Problema Diagrama de Enlace Causal
05 07
Análise do Diagrama de Enlace Causal
08
Conclusão
08
Bibliografia
09
Modelagem com Dinâmica de Sistemas
Página: 2/9
INTRODUÇÃO
A implantação de um Sistema de Gestão Integrada requer um planejamento cuidadoso no sentido de evitar problemas futuros. Um desses problemas é o da capacitação da equipe, para que as necessidades de ampliação da abrangência do Sistema possam ser atendidas plenamente por seus integrantes, reduzindo drasticamente o custo com consultorias.
Este trabalho vai apresentar o problema de uma empresa, que denominaremos Empresa Beta, identificando um conjunto de variáveis interdependentes. Através de uma modelagem com Dinâmica de Sistemas, tentaremos mostrar os impactos futuros das decisões que forem tomadas pela empresa. Usaremos a representação Soft (Qualitativa) como tipo de modelagem.
A modelagem com Dinâmica de Sistemas, facilita a compreensão da trajetória de criação de valor de determinada estratégia, possibilitando a avaliação profunda das alternativas estratégicas, antes de comprometer recursos em novos investimentos e programas.
REFERENCIAL CONCEITUAL
O conhecimento organizacional exige dos seus responsáveis, um domínio da situação, para que a empresa possa perseguir os seus próprios valores, em vez de ser levada pelas circunstâncias.
Os problemas de hoje vêm das "soluções" de ontem. SENGE, Peter M., (1990). Essa lei do pensamento sistêmico alerta as empresas para a necessidade de mapear as variáveis que compõem a sua situação atual, em busca das melhores práticas, evitando assim problemas futuros motivados por decisões erradas tomadas no passado. Para compreendermos a dinâmica das variáveis ao longo do tempo, precisamos entender qual a é a relação de causa e efeito entre cada parte, bem como a estrutura que