Trabalhos de escola
O coração está mostrado na Fig. 8.1. Basicamente é uma bomba dupla (Fig. 8.2). que provê a força necessária para circular o sangue pelos dois sistemas circulatórios principais: * a circulação pulmonar nos pulmões e * a circulação sistêmica no resto do corpo
O sangue em um indivíduo normal circula por um sistema antes de ser bombeado pela outra seção do coração ao segundo sistema.
Vamos começar com o sangue no lado esquerdo do coração e seguir sua circulação através de uma volta completa. O sangue é bombeado por contração dos músculos de coração do ventrículo esquerdo a uma pressão de cerca de 17 kPa (125 mm Hg) para um sistema de artérias que se subdividem em artérias menores e menores (arteríolas) e finalmente em uma malha muito fina de vasos chamados de leito capilar. Durante os poucos segundos que está na leito capilar o sangue provê O2 para as células e retira CO2 das mesmas.
Figura 8.1. O coração. (a) Note as paredes musculares mais fortes maiores no lado esquerdo onde a maioria do trabalho é feito. (b) A seção transversal mostra a forma circular do ventrículo esquerdo; esta forma eficientemente produz a pressão alta necessária para a circulação geral.
Depois de atravessar o leito capilar o sangue se junta em pequenas veias (vênulas) que gradualmente combinam-se em veias maiores e maiores antes de entrar no lado direito do coração por duas veias principais--a veia cava superior e a veia cava inferior. O sangue retornado é armazenado momentaneamente no reservatório (o átrio direito), e durante uma contração fraca de 0,8 kPa (5 a 6 mm Hg) o sangue flui para o ventrículo direito. Na próxima contração ventricular este sangue é bombeado a uma pressão de cerca de 3,3 kPa (25 mm Hg) pelas artérias pulmonares para o sistema capilar dos pulmões. Nos pulmões o sangue recebe mais O2 e um pouco do CO2 do sangue se difunde no ar nos pulmões para ser exalado. O sangue frescamente oxigenado então viaja