Jovens trabalhadores
ALINY LUCIANO
FRANCYANE RODRIGUES
JOYCE VELOSO
JULLIETH OLIVEIRA
MATHEUS ANDRADE
JOVENS TRABABALHADORES: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS QUE TRABALHAM.
Aracaju
2013
ALINY LUCIANO
FRANCYANE RODRIGUE
JOYCE VELOSO
JULLIETH SANTANA
MATHEUS ANDRADE
JOVENS TRABABALHADORES: PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS QUE TRABALHAM.
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia do Desenvolvimento II como parte do processo avaliativo referente à segunda unidade, orientado pelo prof. Msc. José Marcos Oliveira Cruz.
Aracaju
2013
1.INTRODUÇÃO
Estudo e trabalho já não são mais atividades excludentes, ao contrário, o estudante que trabalha é uma realidade cada vez mais presente nas instituições de ensino superior no Brasil.
Conciliar vida acadêmica e profissional é, de fato, uma tarefa árdua. Além do desgaste da rotina de ter que sair do trabalho ás pressas e tentar chegar a tempo na faculdade, esses alunos tem seu período para estudos reduzido, pois emprega a maior parte do seu dia ao trabalho e a faculdade, restando apenas poucas horas para serem reservadas para o descanso e estudo. Essa condição tende a ser mais desgastante no período de provas, pois muitos alunos passam horas á fio estudando, minimizando assim suas seu período de sono. Essa busca por melhorias muitas vezes tem o efeito oposto, pois a privação do sono, quando passa a ocorrer frequentemente, pode comprometer o desempenho tanto acadêmico quanto profissional. Segundo a revista “Cérebro e Mente” (2002), a privação do sono pode acarretar irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, lentidão do raciocínio desatenção e dificuldade de concentração.
A realização desse trabalho se deve a necessidade de descobrir e analisar as principais dificuldades do jovem universitário em conciliar trabalho e estudo. Justificando-se pelo anseio como