trabalho
“Qual o problema em ter dinheiro?”. Afinal, ele traz conforto, satisfaz nossas necessidades básicas como alimentação, moradia, roupas, lazer, etc. O problema não está no fato de ter dinheiro, mas sim na forma como ele é utilizado e as conseqüências negativas desse uso em nossa sociedade. Por exemplo, a voracidade dos consumistas que tudo querem agora, JÁ!
AS motivações Humanas
Para o psicológico norte-americano Abraham Maslow (1908-1970), conhecido por sua proposta de uma hierarquia para as necessidades humanas, o homem age de acordo com estímulos internos e externos. Os internos todos conhecemos: fome, frio, calor, dor, etc. Os estímulos externos são aqueles provocados pelo meio em que vivemos: alegria, medo,ódio, cobiça, etc.
Para Maslow, as motivações humanas seguem uma ordem hierárquica, das necessidades mais básicas como alimentação até aquelas que colaboram para melhorar a sua autoestima, como possuir aquele tênis que todos gostariam de ter.
Capitalista
Sabemos que a palavra”Sistema” significa “um conjunto de elementos unidos por alguma forma de interação e interdependência”. O capitalismo é um sistema porque é formado por vários elementos que juntos e organizados dependem um do outro. Nele, a economia baseia-se na separação entre:
Trabalhadores livres e assalariados que produzem a mercadoria;
Capitalistas, proprietários das empresas que produzem essas mercadorias.
Prosperidade para poucos
O sistema capitalista se desenvolveu na medida em que a burguesia organizava a sua expansão comercial pelos oceanos da terra. O sonho capitalista, nessa mesma terra, sempre foi a multiplicação do valor dos bens que se possui por meio do lucro imediato.
Mas houve um preço a ser pago. E quem pagou esse preço?
A acumulação de bens pela burguesia fortaleceu o Estado controlado pelos reis, tornou os mercadores e artesãos pessoas prósperas, mas não colaborou muito para melhorar o padrão de vida da população.
Por exemplo, nos séculos XVI e XVII havia