Trabalho e liberdade
Mabiane Godri
Prof. Norberto Siegel
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração - Finanças (FIN 13) – Filosofia
29/03/11
RESUMO
O conceito de trabalho veio mudando constantemente no curso da história da humanidade. Antes, ele era considerado um castigo, um desprezo, era dado como inferioridade. Com a evolução das sociedades, ele se tornou fonte de prosperidade e riqueza. E é exatamente isso que nos proporciona a nossa liberdade. Liberdade essa de aquisição, de conquista. Uma liberdade que todo trabalho oferece para cada trabalhador.
Palavras-chave: Trabalho. Obrigação. Liberdade Financeira.
1 INTRODUÇÃO
Grande parte das nossas vidas transcorre em locais de trabalho. Gastamos horas desenvolvendo tarefas que, aparentemente, não possuem um relacionamento estreito com a nossa pessoa.
A maioria dos seres humanos se compromete a trabalhar pelo simples fato de que isso significa sua sobrevivência. Esta idéia nos passa que o trabalho é um elemento preenchedor das necessidades básicas.
Algo que é extremamente discutível decorre de considerar o quanto o trabalho pode promover a dinâmica do conhecimento sobre si mesmo. É lógico que, a motivação no ambiente de trabalho é vital na compreensão do comportamento como um todo. Daí entender que os seres humanos trabalham pelo fato de estarem ocupados, por que gostam, por terem um salário, oportunidades de promoção e/ou crescimento, são alguns dos modos que nos indica o quanto estas satisfações estão determinadas pelos benefícios pessoais e de desenvolvimento.
2 O CONCEITO DE TRABALHO
É importante saber que a história do trabalho começou quando o homem buscou os meios para satisfazer suas necessidades – a produção da vida material. Esta busca se reproduz historicamente em toda ação humana para que o homem possa continuar sobrevivendo. Há uma característica comum, relativamente