Tabelas do excel
Diminua os problemas para gerenciar um banco de dados no Excel, as tabelas dinâmicas podem lhe ajudar.
O programa Microsoft Excel é bastante utilizado por diversos tipos de pessoas e para variadas finalidades. Com ele, é possível criar simples tabelas de horários escolares, por exemplo, até mesmo complexos bancos de dados.
Contudo, no caso dos bancos de dados, quanto maior for o seu tamanho e a quantidade de informações contidas, mais difícil será para gerenciá-lo e até mesmo para realizar buscas por dados.
Neste caso, você poderá criar tabelas dinâmicas para facilitar a comparação, elaboração de relatórios e acesso aos dados de suas planilhas. Além disso, com ela ficará mais fácil também a reordenação de linhas e colunas em suas tabelas. Iremos ensinar agora, através de um tutorial simples de seguir, como criar este tipo de planilhas. Então, mãos à obra!
Criando tabelas dinâmicas
O primeiro passo é abrir o arquivo com a tabela que você deseja transformar em tabela dinâmica. Selecione o campo da tabela com o mouse. Agora, clique na guia Inserir e depois em Tabela Dinâmica e então surgirá uma nova janela em sua tela. Nela, você poderá alterar os campos que farão parte de sua nova tabela e também definir o local aonde ela será criada (na mesma ou em uma nova planilha). Além dos campos em sua própria planilha, é possível também selecionar fontes externas, para isso, clique em Usar uma fonte de dados externa e então escolha a partir de onde virão os dados de sua nova tabela dinâmica. Depois disso, clique em OK. Sua tabela dinâmica está pronta. A partir de agora, para acessar os valores e dados, clique sobre a tabela e então selecione tudo o que deseja analisar. Com este tipo de tabela, você poderá comparar dados facilmente, como no exemplo abaixo, quando foram selecionados os dados de somente três pessoas: Ainda na barra do lado direito, você poderá mover os dados entre os campos Filtro de