trabalho de filosofia- liberdade
Liberdade é um conjunto de direitos que o ser humano possui, sejam eles para um grupo ou individuo. A liberdade de exercer suas vontades, mas dentro dos limites legais. Liberdade é um conceito utópico que define que podemos fazer o que quisermos. Esse tal privilégio, para nós do Ocidente é, por exemplo, poder ter liberdade de expressão, liberdade comprar o que quisermos, de tomar as decisões sobre a nossa vida conforme quisermos. Sem nenhum tipo de governo ou Estado que não permita esse tipo de liberdade.
O ponto de ser “utópico” é questionável já que a liberdade de um individuo vai até onde começa a do próximo.
A liberdade pode ser definida como a independência do ser humano, o que leva as pessoas a confundirem-na facilmente com libertinagem, ultrapassando o “limite” que a liberdade propõe.
Liberdade é o poder de exercer livremente a sua vontade.
Diversos filósofos estudaram e publicaram suas obras sobre a liberdade, como Marx, Descartes, Kant, dentre outros, cada qual com uma interpretação a seu ver, oque torna “A Liberdade” um termo muito amplo para discussões.
A liberdade serve para que possamos ser livres em nossas escolhas, podemos escolher tomar alguma atitude, que, dentro da lei, não é errada.
Esse tipo de liberdade nos ajuda a decidir como viver. Se pensarmos de acordo com a ética, liberdade é diretamente relacionada com responsabilidade, como por exemplo: “as escolhas são suas, as consequências também”. Nossas escolhas estão ligadas aos princípios morais de nossa sociedade. O indivíduo tem todo o direito de ser livre, nos limites legais e éticos, até onde começa a liberdade do próximo.
Claro que existem pessoas que acham que liberdade não passa de uma ideia artificial para que o povo ache que é livre, e, inconscientemente, alimente o ditador que os controla.
Temos liberdade, mesmo que o voto seja obrigatório, de escolher os nossos políticos, por que vivemos em uma democracia.
Ou seja, a liberdade que realmente temos é a liberdade