Trabalho tica
Trabalho sobre Dilemas Morais desenvolvido durante as aula 4 e 5.
Tema e problema: descreva de forma concisa e organizada, as possíveis escolhas apresentadas no dilema moral sobre a mentira e porque ele se configura como um dilema.
Tema: “O possível sacrifício da vida de uma pessoa em benefício à vida de outros”.
Problema: Como identificar de forma ética o posicionamento das pessoas em relação a ética do dever por dever de Immanuel Kant e a ética do utilitarismo de Stuart Mill. Por que se configura como um dilema?
Teoria e os argumentos da posição assumida pela equipe colaborativa: apresentar a escolha assumida como resposta ao dilema moral (ética do dever ou da utilidade), e os argumentos teóricos que fundamentam essa possibilidade de escolha.
Com base na teoria de Kant, o grupo preleciona que na lei do prazer não se justifica o sacrifício em benefício da dor, ou da própria felicidade, ou seja, a dor não justifica o sacrifício, pois agir por inclinação é errado. Dessa forma, a teoria e os argumentos assumidos pelo grupo, relaciona-se especificamente a ética do dever. O suicídio é o auto sacrifício, e trata-se de um ato sem retorno e banal, onde a dor caracteriza-se pela inclinação. E o agir por inclinação é errado, pois não é um simples querer que pode ser universalizado. Devemos dessa forma, manter a cabeça sempre fria e serena e não agir por impulso, pois é o que geralmente leva a dor, dessa forma devemos sempre agir com boa vontade. A sociedade deveria tornar comuns os ensinamentos de Kant, ao passo que as nossas ações já fossem embasadas e entranhadas em nosso subconsciente como uma ação moral aquela que pode ser universalizada. Concluindo, podemos perceber e interiorizar que não temos o direito de cometer tamanha atrocidade, pois isso se enquadra unicamente como egoísmo da parte autora, sendo o sacrifício infundado.
Teoria e os argumentos contrários à posição defendida: cada equipe deverá mostrar quais os argumentos da outra