ADO O DO PARTIDO NA ARQUITETURA
O partido arquitetônico é a primeira ideia do projeto, para a execução de tal partido se é necessário seguir por duas etapas importante, uma da coleta de informações indispensável para o projeto e a outra dos procedimentos necessários para o projeto. A adoção do partido na arquitetura estabelece uma sequência de atos consequentes que vão do ponto inicial até o objetivo final. E acima de tudo, o partido mostra um meio do projetista descobrir e desenvolver suas qualidades próprias para desenvolvimento do projeto.
PLANEJAMENTO ARQUITETÔNICO
No planejamento arquitetônico o projetista passa por dois momentos criativos. Um, de formular a ideia básica do edifício e outro, de desenvolver essa ideia demostrando o projeto, que se dá a um conjunto de plantas, contendo os desenhos do edifício com linguagem própria para explicar o projeto arquitetônico.
O partido arquitetônico é fruto do primeiro momento, o dessa ideia básica, preliminar do projeto. Dentro das ideias possíveis imaginadas pelo projetista para o edifício.
É importante ressaltar que projetar um edifício é, na essência, o ato de criação que nasce na mente do projetista. É o fruto da imaginação criadora, da sensibilidade do autor, de sua percepção e intuição próprias [...]. (NEVES, Laert Pedreira, 1989, p. 11).
O planejamento arquitetônico se insere no processo de três etapas, a indutiva, desde a primeira ideia do projetista de querer realizar o projeto armazenando e analisando informações. A segunda etapa é a criativa, é quando a mente desenvolve soluções arquitetônicas ao desafio criado. E a terceira é a evolução da ideia, é quando juntas as duas etapas anteriores e aperfeiçoa nos diversos aspectos envolventes, até a conclusão do projeto.
Na primeira etapa do projeto, é feita uma coleta de dados e análises de informações básicas, como um levantamento teórico, todas informações locais, isso se implica as normas e leis do local, como plano diretor, zoneamento, estatuto da