Edificios
Instituto: Moreira Salles
Andrade Morettin Arquitetos
Sede do Instituto Moreira Salles
São Paulo
• ESTE É O RELATO DE UM PROJETO EM ANDAMENTO: A FUTURA SEDE DO I
NSTITUTO MOREIRA SALLES, NA AVENIDA PAULISTA, COM INAUGURAÇÃO PREVIST
A PARA O FINAL DE 2016. CONSOLIDADO O PROGRAMA E INCORPORADAS TECNOL
OGIAS CONSTRUTIVAS DE PONTA, O PROJETO ATINGE A PLENITUDE DO CONCEIT
O ARQUITETÔNICO INICIAL.
Fachada
O conceito do projeto foi viabilizado pela transformação da pele dupla em uma única camada de vedação, com desempenho acústico e térmico compatível com o imaginado inicialmente. O vidro especifcado é o duplo laminado insulado, com composição do tipo extra clear - o baixo índice de ferro reduz o tom esverdeado -, e mudaram signifcativamente as proporções da fachada.
Sistema Estrutural
•
O projeto de luminotécnica de Peter Gasper tem importância tanto para a imagem e xterna do edifício, como um emissor de luz para a cidade durante a noite, quanto par a os criteriosos padrões de iluminação nas salas de exposição.
•
Amparado pela tecnologia em notável desenvolvimento do led, Maia Rosa mencion a três princípios básicos que os orientaram nas áreas para exibições: luz difusa e ho mogênea, garantida na totalidade dos ambientes por meio de grandes planos lumino sos em tetos vedados com telas do tipo barrisol; sistema elétrico que prevê receber pontos focais esporádicos de acordo com a montagem e a obra exposta; e controle t otal da temperatura de cor, viabilizando até a reprodução da ambiência em que foi cri ado o objeto de arte.
Conforto Ambiental
O térreo elevado deverá funcionar como zona de transição térmica do edifício. Os recursos para sua climatização incluem o sistema de piso radiante, o de ventilação natural cruzada (já presente no partido do projeto apresentado no concurso e originária das janelas previstas para este pavimento na fachada frontal) e, opcionalmente, quando as janelas forem fechadas em dias de chuva, por exemplo, também o de