Rascunho da biografia de Vilanova Artigas
Dna. Alda Villanova Artigas, mãe de Artigas.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Paranismo positivista
1. Artigas chegou a adolescência em uma época de específica importância e acontecimentos no paraná. A época em que florescia o paranismo positivista.
2. no ideal positivista estavam o anti-clericalismo e a fé na ciência, o que resultaria em bases racionais. época então de investimento na educação das crianças e adolescentes com estes ideais científicos, paranistas e anti-clericais.
3. Artigas fez o curso primário com a própria mãe [professora, viúva com três filhos] no povoado de Teixeira Soares. para cursar o ginásio mudou-se para Curitiba e foi estudar no ginásio do estado do paraná, lá onde estavam os intelectuais que propagavam o paranismo.
Perfil
estilos
Estética com Ética anos 60 e70
1. Fatores que propiciaram um meio fértil para a discussão desse ideário:
2. O arquiteto era um profissional de prestígio social
3. Os cursos de arquitetura de São Paulo, diferente do Rio, derivam das escolas de engenharia, configurando uma maior familiaridade à arquitetura na questão tecnológica.
4. Industrialização da arquitetura.
5. Concreto armado monopolizou as edificações.
FONTE: WWW.G-ARQUITETURA.COM.BR
De 1930 a 1975
Fonte: https://www.facebook.com/vilanova.artigas/photos/a.386436871384040.102602.218143798213349/856139764413746/?type=1&theater
Artigas foi um dos arquitetos brasileiros mais importantes do século XX. Artigas expressou as primeiras manifestações modernistas na arquitetura de Curitiba, deixando significativas obras na capital paranaense, porém seu nome é fortemente associado à Escola Paulista. Radicado em São Paulo,. Seu estilo é característico da assim chamada escola paulista ou escola brutalista de São Paulo, dentro do modernismo. se formou na Escola Politécnica da USP.
Conhecido por sua atuação política de esquerda e associação com o Partido Comunista Brasileiro, foi demitido da FAU em