A Teoria Cl Ssica Da Administra O Como Modelo De Estrat Gia Empresarial
O ATUAL CENÁRIO DAS ORGANIZAÇÕES
As organizações passam por constantes evoluções, processos de mudanças e desenvolvimento. Essas mudanças são reflexoda forma que a sociedade levam sua vida. Um exemplo é nos Eua, cerca de 26 milhoes de pessoas mudam de emprego por ano, 42 milhões mudam de casa, um em cada dois casamentos termina em divórcio, a lista dos 400 americanos mais ricos que a revista Forbs publica anualmente costuma ter 10% novos integrantes.
O impacto das transformações jamais pode ser deixado de lado pelas organizações que buscam competitividade .
As transformações de caráter macroambiental apresentadas por Cohen são: o ambiente passou de tranquilo para competitivo, as empresas não concorrem mais com empresas similares mais sim com empresas diferentes. Neste ambiente, as empresas estão apostando mais em seus funcionários, procurando e exigindo perfil determinado, que tenha visão de negócio e principalmente com capacidade de reagir a mudanças.
A TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A principal idéia de que os autores criassem esta teoria é a de que a administração é processo de planejamento, direção e controle. Taylor (Pai da administração) começou seus estudos partindo da idéia que os trabalhadores produziam bem menos do que poderiam produzir, sendo assim se dispôs a criar um método para corrigir esta situação, aplicando métodos científicos a trabalho no “chão de fábrica”.
Os fundamentos da administração científica leva em conta os verdadeiros interesses de ambos de empregador e empregado, o empregador pagando bons salários e o empregado baixando o custo da produção dos produtos.
Os estudos de Taylor foi divididos em dois períodos distintos, no seu primeiro livro lançou o primeiro período “Shop Management” (Administração de oficinas), onde ele aponta a racionalização do trabalho, do operário através de estudo de tempos e movimentos. Já o segundo período de Taylor ocorre na publicação