trabalho sócio jurídico
Disciplina: Sociologia Jurídica
Professora: Andreia Catine Cosme
Acadêmicas: r
Segundo semestre
ATIVIDADE AVALIATIVA – AULA 5
1. Defina, com suas palavras, o que é cultura. Utilize um dos autores citados no texto para embasar a sua resposta.
Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é , como diz Malinowski a cultura é um composto integral de instituições parcialmente autônomas e coordenadas que, em seu conjunto, tende a satisfazer toda a amplitude de necessidades fundamentais instrumentais e integrativas de grupo social.
2. Explique e relação entre cultura e Direito.
Alguns antropólogos, como visto entendem que as características mais significativas da cultura são os seus valores. Alguns teóricos os direitos também entendem que os valores são fundamentais para compreender o fenômeno jurídico. Entende que o direito é fruto da experiência e localiza-se no mundo da cultura, portanto, o direito possui uma dimensão valorativa que não pode ser desprezada. O termo cultura como visto abriga muitos significados mas em qualquer deles cultura e direito aparecem vinculados porque o fenômenos jurídico constitui um dos aspectos da cultura. Cultura é um conceito que pode demonstrar não apenas as conexões do direito com a antropologia mas também que os problemas que as sociedades atualmente enfrentam envolvem inexoravelmente questões culturais.
3. Defina Criminologia. Qual a importância desta disciplina para o Direito?Explique.
A criminologia é um conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, assim como da personalidade e da maneira de ressocializar o criminoso. É empírica, pois