trabalho sobre o livro palavras por dizer
TRABALHO SOBRE O LIVRO PALAVRAS PARA DIZER
CURITIBA
2014
LUCIANA DIONYSIO
TRABALHO SOBRE O LIVRO PALAVRAS PARA DIZER
Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Bases Psicanalíticas da Personalidade, do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário. Profª Marilza Pacheco.
CURITIBA
ABRIL 2014
1.0 INTRODUÇÃO
O livro Palavras para Dizer é uma narração da história de vida e de análise da autora. Ela descreve em detalhes o seu processo de análise, suas descobertas e mudanças decorrentes da psicanálise.
Todo o processo de análise levou sete anos, até que ela se sentisse forte o suficiente para não precisar mais daquele “beco sem saída”, termo o qual ela utiliza para se referir ao consultório do “doutor”.
Durante a narrativa ela relata vários momentos de ambivalência em relação à sua análise e ao “doutor”, uma relação de ódio e ao mesmo tempo de admiração diante das novas descobertas proporcionadas por eles.
Assim, este trabalho tem por objetivo fazer uma análise clínica deste caso, buscando identificar pontos relevantes da história, tais como: motivo da procura por tratamento, história de vida, postura do analista, sonhos, momentos fundamentais da análise e mudanças decorrentes do processo de análise.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 Motivo da procura por tratamento/ sintomas/ queixas
O principal sintoma que a fez procurar por tratamento psicanalítico foi o sangramento que ela tinha, e após passar por vários médicos sem sucesso no tratamento resolver buscar “o beco sem saída”. Chegou lá após planejar uma fuga da clínica onde estava internada. Além do sangramento, apresentava sintomas de taquicardia e já reclamava da “coisa”/ angustia.
2.2 História da vida/ Tratamento
Abaixo apresentarei tópicos com a história de vida da autora, na medida em que